Civilização Grega
Introdução
A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Os gregos desenvolveram uma rica mitologia. A religião politeísta grega era marcada por uma forte marca humanista.
Este trabalho tem como tema “ Os Deuses” e foi pedido no âmbito da disciplina de Historia. Tem como objetivo dar a conhecer um pouco dos diferentes deuses da antiga Grécia. Começará por fazer uma breve contextualização da civilização Grega, de seguida identificar alguns dos deuses que faziam parte desta civilização. Também vai ser explicado o que representa cada um dos deuses e por fim uma conclusão sobre este assunto.
A civilização grega e os seus deuses
Civilização é o estágio de desenvolvimento cultural em que se encontra um determinado povo. Este desenvolvimento cultural é representando pelas técnicas dominadas, relações sociais, crenças, fatores econômicos e criação artística.
A civilização grega surgiu a partir da reunião de diversos povos que se fixaram na região da Península Balcânica, entre o Mar Tirreno e a Ásia Menor há cerca de 4000 anos atrás.
Na Grécia Antiga, as pessoas seguiam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Estes, apesar de serem imortais, possuíam características de comportamentos e atitudes semelhantes aos seres humanos. Maldade, bondade, egoísmo, fraqueza, força, vingança e outras características estavam presentes nos deuses, segundo os gregos antigos.
Os gregos costumavam também consultar os deuses no oráculo de Delfos. Acreditavam que neste local sagrado, os deuses ficavam orientando sobre questões importantes da vida cotidiana e desvendando os fatos que poderiam acontecer no futuro. Cada entidade divina representava forças da natureza ou sentimentos humanos.
Assim podemos destacar alguns deuses gregos:
Zeus
Era considerado o Rei de todos os deuses, ou pai dos deuses e dos humanos, que exercia autoridade sobre os deuses olímpicos. Zeus era filho de Cronos e