Avaliação Pós Ocupação 26 09 15 II
REVESTIMENTO ARGAMASSADO E FORRO
EM GESSO
ANA GABRIELA INOCÊNCIO
J U L I A N A Z A N E L L AT O P O S S A M A I
RA FA E L A B A LO D N E V E S
R I C A R D O F E R M O RA P H A E L
R Ú B I A R O N Ç A N I T RA M O N T I N
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade, identificar os problemas, as causas, possíveis maneiras de reparo, tempo de garantia do serviço, direitos dos clientes e como estes problemas poderiam ser evitados na fase de projeto, para os serviços de impermeabilização, revestimento argamassado e forro em gesso.
IMPERMEABILIZAÇÃO
Impermeabilização é uma técnica que consiste aplicação de produtos específicos com o objetivo proteger as diversas áreas de um imóvel contra ação águas que podem ser de chuva, de lavagem, de banhos de outras origens.
na de de ou Garantia: as áreas impermeabilizadas dos empreendimentos, tem garantia de estanqueidade durante 5 anos, desde que não sejam realizadas quebras, perfurações e/ou alterações que danifiquem a área impermeabilizada. Prevenção do problema: elaboração dos projetos de impermeabilização e de drenagem.
Manutenção
preventiva: instruir os proprietários/usuários a realizar inspeção periódica das áreas impermeabilizadas (de preferencia uma vez por ano, após o período de maior incidência das chuvas), visando buscar pequenos pontos de infiltração, a fim de solucionar o problema ainda no início.
Exemplo esquemático de uma barreira estanque associada a um sistema drenante/filtrante. (FREITAS, 2003, p. 3).
IMPERMEABILIZAÇÃO
Problema “a”: Infiltração nas cortinas de concreto armado.
Modo de reparo: Em grandes situações como a da imagem ao lado, deve-se retirar todo o reboco, todos os orifícios devem ser abertos e aplicado graute, e em seguida refazer a impermeabilização com quatro demãos de argamassa polimérica, respeitando um intervalo de seis horas entre cada demão. Após a impermeabilização da parede, executa-se novamente o reboco. Para um melhor desempenho deve-se usar