Resumo Capítulo 8 do livro o corpo fala.
O objetivo do livro é, basicamente, o de trazer ferramentas para que o leitor consiga compreender melhor a linguagem do corpo. Mas o que seria essa linguagem do corpo? A linguagem do corpo envolve os sentimentos e emoções - até pensamentos - que expressamos por meio de gestos, postura e por nossas ações.
Não compreender o que nossos gestos e postura comunicam, faz as pessoas terem uma visão errada sobre você, gera interpretações falsas e mal-entendidos.
Esse livro ajuda a entender como nossas emoções e pensamentos afetam nosso corpo e vice-versa, como melhora a mensagem enviada para as pessoas e a entender o que estão comunicando além das palavras e apresenta diferentes situações em que as mensagens não-verbais enviadas pelo corpo contradizem com o que é dito em palavras. Trata-se porém de um processo quase sempre inconsciente, mas bastante freqüente e natural.
Para o autor, o homem alcança a harmonia e a comunicação quando mantém um equilíbrio e domina sua vida e seus relacionamentos.
A linguagem corporal quando bem interpretada ajuda-nos a entender melhor o nosso semelhante e nos permite agir de forma mais inteligente para um melhor relacionamento familiar, profissional e social.
A linguagem silenciosa da comunicação não-verbal faz com que aprendemos a decifrar esses “códigos” do corpo, pois o nosso dia-a-dia nos ensina a observar quando estamos sendo rejeitados ou bem aceitos diante de uma pessoa.
O autor busca como foco principal fazer com que o eleitor busque dentro de si um entendimento no relacionamento no que se refere à observação com o próximo. Também preocupa- se em enfatizar a importância da comunicação não-verbal entre os indivíduos e a sociedade. Somos programados psicologicamente para perceber o acordo e desacordo entre as mensagens. Exemplo: notas musicais.
Evitar a ansiedade do não ao nosso eu.
Segurança do sim, concordando com o que somos.
Lembrando que o estado de animo de uma