Fichamento livro: O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal.
WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal. 56 ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
Credenciais do autor Pierre Weil: escritor, educador e psicólogo. Doutor em psicologia pela Universidade de Paris e os cargos de presidente da Fundação Cidade da Paz e reitor da Universidade Holística Internacional de Brasília (Unipaz), onde trabalha pela paz no mundo. Também é co-fundador da Associação Internacional de Psicologia Transpessoal e da Associação Brasileira de Psicologia Aplicada, além de ser autor de mais de 50 livros. Em 2002, recebeu o Prêmio Unesco de Educação para a Paz e o Prêmio Verde das Américas.
Roland Tompakow: Professor de Comunicações dos Cursos de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – RJ, artista gráfico, técnico em Informática Visual, jornalista, assessor de Informática em marketing de várias Empresas e coordenador dos registros de Cinésica do grupo de Pesquisas chefiado pelo professor Pierre Weil.
Resumo descritivo da obra
Este livro trata do comportamento humano transmitido por palavras e ilustrações, que formam uma unidade de comunicação, usando a informática moderna aliada ao “copy art”. Escrito por um psicólogo e para torna-lo atraente e divertido a parceria com um artista, onde juntos montaram cada capitulo, até sua finalização.
Capítulo 1 Convite a um passeio
“O significado destas primeiras “palavras” pouco importa nem interessa se não aprendidas, por exemplo em ordem alfabética.” (p.7)
“Um "DICIONÁRIO TOTAL", ainda que fosse exequível, dificilmente bastaria para você aprender a "ler" as atitudes corporais.” (p.7)
Capitulo 2
Os símbolos “A mente, portanto, aprova também, em princípio, a oferenda e educadamente manda apenas braços e mãos exercer o gesto de recusa “de caso pensado”.” (p.16)
Capitulo 3
Perceber em vez de olhar “À sua volta, a linguagem muda das atitudes corporais prossegue, constantemente, com toda a eloquência da