Resumo do livro "O Corpo Fala"
O livro “O corpo fala” começa com uma introdução bem tranquila, motivando o leitor de maneira simples de compreender. Autores utilizam os exemplos de comparação como andar de bicicletas que seria mesma intenção de ler este livro, no começo complexo, mas depois que adquirir o conhecimento básico se tornará fácil.
No capítulo 2 diz sobre os símbolos, boi, leão, águia. Cada um desses animais representa uma parte do corpo humano onde boi seria o abdômen que significa vida instintiva e vegetativa então o homem transmite através deste os desejos, as vontades e os instintos em si. Já o leão representa o tórax no qual concentra o emocional do ser humano, todos os sentimentos são representados por este. Enfim a águia faz parte da cabeça do ser e, portanto está relacionado com vida mental, intelectual e espiritual.
No capitulo 3, perceber em vez de olhar tem o ênfase em refletir ou observar os movimentos ao em vez de apenas olhar, assim interpretamos melhor o que o corpo quer falar. Eles utilizam exemplo de uma mulher com a bolsa no colo, isso transmite que não está à vontade, já quando ela coloca a bolsa do seu lado transmite que está à vontade, confia no seu ambiente.
No capitulo 4, análise de um sorriso, os autores exploram os pontos do rosto e classifica como sorriso-maldade, sorriso-resignação, sorriso desprezo e o sorriso bom. Cada um tem sua característica que torna diferente cada sorriso.
No capitulo 5, harmonia e desarmonia, o instrumento utilizado para explicar é o piano onde nós percebemos que quando tocados duas notas um do lado do outro ao mesmo tempo é desagradável, porém quando tocados com outra combinação é agradável.
No capítulo 6, comportamento interpessoal, analisa cada ponto do corpo, se está em harmonia ou desarmonia utilizando positivo (+) que significa sinal óbvio e negativo (-) ao contrário.
No capítulo 7, origens antigas nos gestos de hoje, compara a expressão corporal antigamente e recentemente, no qual antes