Seminário Mercantilismo
Legados do Mercantilismo:
Nacionalismo;
Balança comercial favorável para tornar a nação mais poderosa.
Protecionismo;
Maiores taxas alfandegárias para os produtos estrangeiros com o intuito de proteger a indústria nacional.
Valor do produto baseado no local onde é vendido.
Thomas Robert Malthus
Aumento populacional x Evolução da produção agrícola
Menor capacidade de produção da terra com o passar do tempo e maior aumento populacional em proporção geométrica.
Teoria da não capacidade de subsistência dos pais e trabalho desnecessário para a sociedade, ajuda monetária às populações desfavorecidas pode gerar crescimento populacional de parcela desnecessária para o desenvolvimento do País, funcionaria como um ralo para riqueza produzida pela parcela produtiva da sociedade.
Prolongamentos:
Política do filho único na China gerou melhoria no índice de mortalidade infantil de 9 para 3,4%.
Progresso técnico da agricultura foi subestimado e ainda a possibilidade de importação de recursos agrícolas supriria essa demanda por alimentos.
Crescimento populacional exponencial inexistente, pois a fecundidade se ajusta ao nível de mortalidade equilibrando o crescimento populacional.
Tese de Ester Boserup:
Crescimento demográfico como acelerador do desenvolvimento, aquecendo a economia exigindo que o agricultor desenvolva técnicas de maior produtividade para abastecer o mercado interno crescente.
John Maynard Keynes: “O reformador do Capitalismo”
Ponto de vista macroeconômico para não ocorrer em erros por considerar apenas uma parte da economia.
Contestação da auto regulação da economia, Keynes afirma que sempre é possível uma crise de superprodução uma vez que quem regula a produção é a demanda e não o contrário.
Desemprego gera desemprego, o desempregado não possui poder aquisitivo, então o desemprego resulta em regressão do consumo, que piora a situação inicial, pois não há como arcar com as despesas decorrentes da produção se o produto não vende, deste