Avaliação nutricional
Faculdade de Ciências da Educação e Saúde – FACES
Curso de Nutrição
TATIANE TEIXEIRA
THAÍS BORGES
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE SOBREPESO E OBESIDADE EM CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE TAGUATINGA - DF
Brasília
2010
1. INTRODUÇÃO
No Brasil, estudos antigos realizados demonstraram que a obesidade era considerada somente como um fator de risco para a saúde e que a desnutrição apresentava índices elevados. Atualmente, diversas pesquisas revelaram que a desnutrição vem diminuindo, mas, em contrapartida, os casos de obesidade no Brasil estão aumentando, ou seja, além do fator de risco, a obesidade já é considerada uma doença. (SAÚDE, 2004)
A obesidade é uma doença que pode ser definida segundo Balaban (2001) como “excesso de adiposidade no organismo”. Reconhece-se que a obesidade também é uma manifestação de má-nutrição, relacionada à co-morbidades decorrentes do excesso de gordura corporal. (PEGOLO, 2005)
As crianças com idade entre 5 e 6 anos apresentam grande risco de obesidade, pois essa ocorre mais freqüentemente no primeiro ano de vida, entre 5 e 6 anos e na adolescência.(MELLO,2004)
Para Oliveira e Fisberg (2003) “A prevalência mundial de obesidade infantil vem apresentando um rápido aumento nas últimas décadas, sendo caracterizada como uma verdadeira epidemia mundial”
Estudos realizados em algumas cidades brasileiras mostram que o sobrepeso e a obesidade já atingem 30% ou mais das crianças. Um estudo feito em Recife mostrou prevalência de sobrepeso e obesidade de 35% nos escolares avaliados. (OLIVEIRA E FISBERG, 2003).
Um estudo feito em Feira de Santana – BA realizado em 2001 com crianças com idades entre 5 e 9 anos verificou a incidência de 9,3% de sobrepeso e 4,4% de obesidade. (BALABAN, 2001)
A obesidade infantil pode determinar várias complicações na