avaliação nutricional
A avaliação nutricional é o exame pelo qual o nutricionista determina o estado nutricional de seu paciente e a partir daí faz a orientação da dieta mais adequada para a situação dele. Existem muitos métodos diferentes de realizar uma avaliação nutricional. O profissional decide por um ou outro conforme a população que atende. Normalmente todos os métodos envolvem pelo menos o peso e a altura do paciente. Uma forma das mais comuns para a avaliação rápida é o "Índice de Massa Corporal" que avalia a proporção do peso com a altura. Veja como é fácil: divida o seu peso atual pela sua altura ao quadrado, ou seja: IMC = Peso (kg) ________ Altura x Altura (m)
Importância e objetivos da avaliação nutricional
A avaliação do estado nutricional tem se tornado aspecto cada vez mais importante no estabelecimento de situações de risco, no diagnóstico nutricional e no planejamento de ações de promoção à saúde e prevenção de doenças. Sua importância é reconhecida tanto na atenção primária, para acompanhar o crescimento e a saúde da criança e do adolescente, quanto na detecção precoce de distúrbios nutricionais, seja desnutrição, seja obesidade.
No entanto, é constatação cotidiana que vários serviços não se atêm a esse aspecto e não proveem recursos necessários para a avaliação dos pacientes. Os centros de saúde, com frequência, utilizam balanças desreguladas, velhas, e muitos não têm sequer réguas antropométricas para aferir a estatura das crianças. Os médicos ou membros da equipe de saúde por vezes não registram os dados nos gráficos dos prontuários nem na caderneta de saúde da criança. Ambulatórios e enfermarias comumente aferem o peso simplesmente para cálculo de dosagem de medicamentos no ingresso do indivíduo e depois não o avaliam mais.
A identificação do risco nutricional e a garantia da monitoração continuado crescimento fazem da avaliação nutricional um instrumento essencial para que os profissionais da área conheçam as condições de saúde dos