Edise - introdução a arquitetura
Edifício-sede da Petrobras
ÍNDICE
* Introdução * O Bairro * Informações Técnicas * Localização * Sol/Ventos/Chuvas * Edificação/Terreno * Volumetria/Escala/Visibilidade * Pontos de Vista * O Entorno * Edifícios Culturais Vizinhos
Introdução
O Edifício Marechal Adhemar de Queiroz, – nome concedido em homenagem ao militar que presidiu a Empresa de 1964 a 1966 – mais conhecido como Edise, é a sede da Petrobrás no Rio de Janeiro. A Petrobras é a maior empresa brasileira e uma das maiores companhias de energia do mundo.
No Edise estão situadas a presidência e a diretoria executiva, assim como os segmentos de negócios e serviços que determinam as diretrizes que norteiam as estratégias da Companhia em suas atividades industriais e comerciais.
O prédio de 125 mil m² de área construída e 110 m de altura, também é conhecido pela arrojada concepção arquitetônica, que utiliza 3 materiais básicos: concreto, vidro e aço. E possui em suas 8 entradas – incluindo as garagens – um sólido sistema de segurança que monitora por meio de um circuito interno, além da necessidade de identificação na recepção com a liberação somente mediante a autorização de algum empregado da empresa.
O BAIRRO
O Centro é um bairro da Região Central da cidade do Rio de Janeiro, faz parte e é sede da II Região Administrativa da cidade. Ele foi criado oficialmente em 23 de agosto de 1985 e é eminentemente comercial apesar de possuir residenciais principalmente no Bairro de Fátima e no Castelo.
A historia começou em 1567 quando os portugueses fundadores da cidade de São Sebastião se transferiram para o Morro do Castelo - o qual oferecia melhores condições de expansão - e a partir dele a cidade se expandiu de tal forma que ocupou todo o atual Centro. Ele era palco das mais importantes decisões da historia do país desde 1763 até 1960, quando a cidade perdeu a condição de capital para Brasília. Mas, ainda sim,