Avaliação no Ensino Superior
INTRODUÇÃO
Todo trabalho pedagógico tem por objetivo efetivar a aprendizagem. Para que a educação aconteça cada educador deve saber como realizar seu trabalho educativo, e a avaliação, por ser um instrumento pedagógico fundamental, pode contribuir de maneira eficaz para tal objetivo, pois tem por finalidade observar, diagnosticar e nortear o trabalho pedagógico como um todo.
DESENVOLVIMENTO
A função de avaliar tem lugar preponderante em operações de planejamento e funcionamento das ações realizadas nas instituições de ensino superior. Ela é um meio que permite manter, alterar ou suspender, justificadamente um dado plano ou uma perspectiva pedagógica a que se tem interesse, ou seja, otimizar a qualidade do que é aceito e eliminar o que representa desperdício.
A avaliação é uma situação do aprender num projeto educacional como ação consciente, reflexiva e crítica, que se destina à promoção do homem, histórica e circunstancialmente situado, oferecendo condições de pensar, de se ver, de optar e de outorrealizar-se. (CAPPELLETTI, 1999, p.28)
A avaliação proporciona a análise e a interpretação de uma medida (ou medidas) em relação a um objetivo preestabelecido, ocasionando assim o ato de examinar o grau de adequação entre um conjunto de informações e um conjunto de critérios apropriados ao objetivo fixado, para uma nova tomada de decisão caso seja necessário.
No cotidiano da prática escolar a avaliação se torna muitas vezes uma tarefa solitária, cabendo apenas ao professor que a elabora, aplica, analisa e acompanha. No entanto, ele deve ser realizada por todos os envolvidos na relação pedagógica, apesar de dificilmente se constituir num processo coletivo e plural, que proporciona espaços significativos para um diálogo profundo em que os resultados possam ser compartilhados pelos sujeitos nele envolvidos.
Para que os objetivos sejam alcançados, o educador deve avaliar, também, constantemente a sua ação educativa, no