Avaliação na Educação Infantil
O caderno de registro está estruturado para enfatizar a relevância do Registro Escrito Reflexivo na Educação Infantil e a necessidade deste instrumento para a avaliação formativa da criança e ressignificação contínua da prática docente. Pensando sobre este aspecto o Departamento de Educação Infantil elaborou instruções a fim de orientar os educadores docentes e equipe gestora das escolas para a utilização do Caderno de Registro.
Dados institucionais e pessoais: informações referentes à escola e o educador docente.
Atividades pedagógicas: espaço disponível no início do caderno de registro, para o educador docente destacar as principais atividades a serem realizadas, ou seja, as atividades macro propostas no planejamento mensal. Ex.: feira cultural; passeio no parque; viagem; visita ao museu; reunião com os pais; dia do planejamento; encontro na escola; etc.
Crianças: espaço destinado para o registro do nome completo das crianças e data de nascimento (dia, mês e ano).
Diagnóstico: registro do diagnóstico inicial da turma, para a análise dos saberes, capacidades e necessidades das crianças destacando os aspectos: social, motor, emocional e intelectual, oral, artístico e outros. Para que à medida que for desenvolvendo as atividades educador docente possa compreender os avanços das crianças e planejar novas ações. Nessa perspectiva, o diagnóstico inicial da turma é o ponto de partida para o planejamento e definição de metas durante o ano letivo. O diagnóstico pode começar ser iniciado partindo das fichas individuais da criança do ano anterior e observações durante o primeiro mês da criança na escola.
Metas: planejamento dos indicadores a serem alcançados pelas crianças ao final de um tempo previsto pelo educador docente. Os resultados alcançados serão viabilizados de acordo com os objetivos e ações desenvolvidas, tendo em vista as diferentes linguagens da criança.