Avaliação na Educação Infantil
Universidade Aberta do Brasil - UAB
Curso de Pedagogia - UAB
Disciplina: Cotidiano da Educação Infantil
Professora: Gabriela Medeiros Nogueira
Acadêmica: Luciane Botelho Martins
Educação Infantil: Avaliação
Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a avaliação na Educação Infantil. Sendo a “avaliação” objeto de muitos estudos, é também muito polêmico, pois engloba não só o fazer pedagógico do ponto de vista do educador sobre o educando, como também o ponto de vista do educador sobre seu próprio trabalho.
Na Educação Infantil não poderia ser diferente, entretanto a forma como vem sendo realizada não parece satisfatória aos olhos de estudiosos e pesquisadores do tema. Nogueira, Zasso e Loguercio, em pesquisas realizadas constatam que os pareceres descritivos, muito adotados na Educação Infantil, acabam tornando-se instrumentos de controle, pois buscam por meio de objetivos (anteriormente traçados pelo educador) uniformizar a turma de educandos, seja no comportamento, seja em habilidades adquiridas ou não.
O parecer descritivo, da forma como vem sendo realizado, ainda busca uniformizar a turma, igualar os alunos como se eles tivessem que seguir sempre o mesmo ritmo e evoluir em seu desenvolvimento num mesmo tempo. Tempo que não é o da criança, mas o do educador. Pensar em avaliação deve suscitar em cada um de nós, educadores, um olhar sobre o indivíduo, pois é isso que somos. Cada um tem seu momento, seus interesses, seu próprio ritmo de aprendizagem desde o útero materno.
Embora polêmica, a avaliação precisa ser pensada a partir de um olhar sobre cada criança, salientando suas diferenças como positivas e reveladoras de uma identidade própria. Se queremos uma sociedade capaz de transformar a realidade, a primeira transformação deve dar-se partindo do olhar de um ser humano sobre o outro, isto é, do educador sobre a criança da Educação Infantil, respeitando-a em sua individualidade.