fdgg
Colégio Nossa Senhora das Neves.
Aluna: Gabriella Feliciano Pimentel.
Turma: 9º ano “D” Vespertino.
Professor: Gomes Neto.
Disciplina referente a Ensino Religioso.
O hinduísmo é considerado uma filosofia de ordem religiosa que engloba tradições culturais, valores e crenças obtidas através de diferentes povos. Passando por constantes adaptações até chegar ao que se conhece hoje. É uma das religiões mais antigas, alguns dos seus manuscritos sagrados são de 1400 a 1500 A.C. Também é uma das religiões mais diversas e complexas, possuindo milhões de deuses. Os hindus possuem uma grande variedade de crenças básicas e contêm muitas seitas diferentes. O Hinduísmo, mesmo sendo a terceira maior religião do mundo, existe primeiramente na Índia, Nepal e em menor escala em alguns países ao redor.
Apesar de o Hinduísmo ser conhecido como uma religião politeísta, com cerca de 330 milhões de deuses, também tem um "deus" que é supremo: Brahma. Acredita-se que Brahma seja uma entidade que habita em toda área da realidade e existência, por todo o universo. Acredita-se que Brahma seja um deus impessoal que não pode ser conhecido e que ele existe em três formas separadas: Brahma — Criador; Vishnu — Preservador e Shiva — Destruidor. Essas "facetas" do Brahma são também conhecidas através de muitas encarnações de cada uma. É extremamente difícil descrever a teologia hindu exatamente, já que praticamente todo sistema de teologia é influenciado de uma forma ou outra pelo Hinduísmo. O Hinduísmo pode ser:
1. Monístico – Apenas uma coisa existe; a escola de Sankara.
2. Panteísta – Apenas uma coisa divina existe por isso Deus é idêntico ao mundo; Brahmanismo.
3. Panenteísmo – O mundo faz parte de Deus; a escola de Ramanuja.
4. Teísta – Apenas um Deus, distinto da Criação; Hinduísmo Bhakti.
Os textos principais do Hinduísmo são: Veda (considerado o mais importante), Upanishadas, Mahabharata e o Ramayana. Nessas escrituras podem ser