Avaliação de desempenho, formação e reestruturação
1 - O que se entende por gestão de desempenho? É o mesmo que avaliação de desempenho? Para um processo de gestão de desempenho ser eficaz, pressupõem-se algumas condições. Apresente-as.
A gestão de desempenho pode ser definida como “um processo contínuo de identificação, medição e desenvolvimento dos indivíduos e equipas, e de alinhamento do respetivo desempenho com os objetivos estratégicos da organização” (Aguinis, in press).
Esta gestão de desempenho aparece muitas vezes resumida a uma avaliação de desempenho centrada na pessoa, ou seja, a apenas um processo de diferenciação dos colaboradores da organização pelos seus resultados e comportamentos. O desempenho da organização não se mede apenas pela soma dos desempenhos dos seus colaboradores.
Para a gestão de desempenho ser eficaz é necessário um alinhamento entre a ação dos indivíduos e os objetivos e valores da organização. Cada colaborador deve compreender o seu papel e qual o seu contributo para o sucesso da organização.
A gestão de desempenho assenta em resultados individuais e organizacionais e, nos valores da missão e estratégia da organização. Esta deve questionar, avaliar e melhorar os processos de trabalho, as tecnologias, os sistemas organizativos determinantes na eficácia, a eficiência e a qualidade das atividades dos colaboradores.
2 - Apresente um exemplo de uma escala gráfica ou de atributos para um método comportamental, para um exemplo de um trabalhador/função à sua escolha.
A escala gráfica é um método de avaliação de desempenho com foco nos atributos individuais, e de uma abordagem absoluta, ou seja, no qual a classificação individual não é afetada pela classificação de outros avaliados.
Exemplo de uma escala gráfica para um vendedor.
Aspetos a avaliar
Insatisfatório
Satisfatório
Bom
Muito bom
Excelente
Simpatia
Assiduidade
Pontualidade
Trabalho em equipa
Espírito de