avaliação de desemenho
1 Daniele Cristina Biondi de Oliveira
Universidade Paulista – São Paulo
Resumo Avaliações estão sempre ocorrendo, de forma natural e constante no dia-a-dia das pessoas, dentro e fora das organizações. A Avaliação de Desempenho é um processo que busca auxiliar na estruturação de uma visão mais objetiva do potencial de cada funcionário, por se tratar de uma avaliação sistemática, que envolve não só o funcionário, mas também os supervisores ou aqueles que estejam familiarizados com os métodos de trabalho e com as metas da organização.
Palavras-chave
Colaborador; Gestão de Pessoas; Programa de Participação nos Resultados; Gestor; Cronograma; Mensuráveis; Tangíveis; Recursos; TI; Stakeholders; Feedback;
Introdução
Nesta desenfreada era do desenvolvimento tecnológico e a intensa busca pelo novo. A globalização trouxe um quadro de tendências na gestão do profissional que exigem reflexões contínuas, principalmente no campo profissional e de Gestão de Desempenho, e aponta para as mudanças dos padrões de comportamento, seja no âmbito pessoal, cultural ou profissional de funcionários e seus gestores.
Implantar de forma correta a Avaliação de Desempenho já é de grande dificuldade, principalmente por esta depender de análise humana. Quando se trata de mudar estruturas acomodadas e políticas viciadas vemos quão o homem é relutante em experimentar e aceitar o novo, exigindo, antes de tudo, desejo e coragem de inovar, de questionar e de transgredir o que foi estabelecido, muitas vezes, por hábito e não por reflexão.
Observa-se que em muitas empresas o desempenho e a produtividade da equipe são muito valorizados, porém poucos funcionários parecem apresentar o perfil e o desempenho esperado. Segundo GIL (2001), é necessário para uma organização que ela mantenha um sistema de Avaliação de Desempenho tecnicamente elaborada. Sendo esta, uma maneira de evitar que a