Avaliação da aprendizegem
Adriana Mazon Anselmo Macedo
RA: 909119142
RESUMO: Este artigo tem por objetivo levar os educadores a refletirem sobre a abordagem do sistema de avaliação do ensino e aprendizagem nas instituições escolares. Considerando a escola como um local privilegiado para a construção de conhecimentos e valores, a avaliação da aprendizagem deve ser compreendida como um processo interativo, através do qual educandos e educadores aprendem por si mesmos e sobre a realidade escolar no ato próprio da avaliação. Nesse sentido, a avaliação deve ser entendida como a reflexão transformada em ação.
PALAVRAS -CHAVE: Educação, Avaliação, Ensino-aprendizagem.
INTRODUÇÃO
O grande desafio da educação brasileira da atualidade é assegurar ao aluno uma trajetória de sucesso, promovendo uma aprendizagem integral. Nessa perspectiva, a gestão deve priorizar as formas de pensar, sentir e atuar, garantindo a permanência do aluno na sala.
A avaliação e aprendizagem precisam ser entendidas pelo professor como um conjunto de ações no ambiente escolar, sendo assim, o processo avaliativo deve estar baseado na qualidade e não na quantidade de conteúdo ensinado.
O ato de aprovar e reprovar alunos se torna questionável quando um novo tipo de escola e referencial se estabelecem, e nesse contexto o aluno é visto de forma individual e não classificatório.
As formas de avaliar são diversas e podem ser empregadas na escola dependendo do que se pretende verificar, elas podem ser escritas, trabalhos em grupo, auto-avaliação, porém a prova escrita parece ser empregada pela maioria das escolas.
Assim sendo, é preciso verificar o quanto os professores estão aptos a avaliar os alunos, uma vez que a sociedade estabelece alguns acordos com exigências pré-estabelecidas. A avaliação precisa ser entendida como um conjunto de ações que irá auxiliar o aluno a refletir, comunicar-se, argumentar e encontrar soluções para os problemas que enfrentarão.