concepção de aprendizagem
Levando-se em consideração aspectos da formação da consciência, o presente artigo objetiva, a partir de dois grandes pensadores sócios construtivistas, J. Piaget e L. S. Vygotsky, apresentar algumas reflexões acerca do processo de desenvolvimento da aprendizagem. Para tanto, retomou-se uma discussão entre esses dois estudiosos acerca de aprender a falar, andar, correr, ler e, principalmente, na questão dos avanços no campo cognitivo e afetivo, bem como o aspecto social em ambos os autores. Tomando em conta o processo de desenvolvimento destes avanços e considerando os ritmos peculiares de cada fase e particularidades associadas á necessidade dos erros como possibilidade também de aprendizagem. Com isso, se propõem avaliar como ambas as abordagens podem ser referencias para a educação básica e superior, voltada, principalmente, para a área pedagógica.
Piaget e Vygotsky se interessaram pelo o desenvolvimento humano muito cedo e suas obras mostram a importância da educação e como tais percepções podem ajudar a educação. Segundo Khol (2000, p.35), Para a criança que frequenta a escola, o aprendizado escolar é elemento central no seu desenvolvimento.
A escola tem um papel essencial na construção do ser psicológico adulto dos indivíduos que vivem em sociedades escolarizadas, pois o aprendizado impulsiona o desenvolvimento. Para esse papel funcionar, é preciso saber o nível de desenvolvimento de cada aluno, separando em estágios de desenvolvimento ainda não incorporado pelo o aluno. O aprendizado escolar é fundamental para seu desenvolvimento.
A metodologia aplicada foi um estudo exploratório de documentos anteriores em comparação aos questionários que foram realizados docentes de psicologia em licenciatura.
Jean Piaget fez biologia e filosofia. Mergulhou no campo das pesquisas muito cedo e seu primeiro trabalho foi bem novo, onde passou a observar um pássaro.
Ele percebeu, após estudar