A aprendizagem da escrita numa concepção do processo de construção do conhecimento
SUELY HELENA FARIA GONÇALVES
MARIA DA CONCEIÇÃO MACHADO VIEIRA
CRISTIANE DIAS DA SILVA LOUZADA
A APRENDIZAGEM DA ESCRITA NUMA CONCEPÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Castelo - ES
2009
UNIVERSIDADE DE UBERABA
SUELY HELENA FARIA GONÇALVES
MARIA DA CONCEIÇÃO MACHADO VIEIRA
CRISTIANE DIAS DA SILVA LOUZADA
A APRENDIZAGEM DA ESCRITA NUMA CONCEPÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Este trabalho de conclusão de curso – TCC será apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências para a habilitação em Pedagogia: Educação Infantil e Magistério dos anos iniciais sob orientação da preceptora Maria Aparecida Cardoso Póla.
Castelo - ES
2009
INTRODUÇÃO
A referida escolha temática partiu da idéia das alunas pesquisadoras ampliarem o seu conhecimento em relação ao processo ensino aprendizagem da escrita na concepção Construtivista do universo no qual esta inserida o aluno, pois em cada etapa da sua vida, ele constrói o seu conhecimento e desenvolve sua inteligência, para que o mesmo possa adaptar-se em qualquer situação de vivência no seu meio ambiente.
Partindo desse pressuposto, foi possível buscar leituras e análise de diversas fontes de teóricos que propiciou o enriquecimento, para o esboço desse artigo.
Por outro lado também, foi de grande valia conhecer as características e conceitos, representativo na escola, na qual se situa a idéia dos autores, que resguarda os elementos como: conhecimento, ensino e aprendizagem.
Sabendo que o aluno não é do professor e sim da escola. Qual a perspectiva do professor construtivista em inserir o educando no mundo letrado? Quais as características e desenvolvimento das seqüências das hipóteses elaboradas pelas crianças e dos princípios organizadores da escrita? Quais os fatores envolvidos na passagem de uma hipótese para outra?
Esse aparato de indagações e descobertas oportunizou a nós pesquisadoras direcionarmos nossa linha de pesquisa, voltada para