Relatorio-fermentação
Escola secundária Fernando namora
Nome: Carla Fernandes Nº: 6 Turma: 1
Título: Influência da concentração do substrato na realização da fermentação
Introdução:
O objectivo desta experiência era conhecer e observar quais as condições necessárias para a realização da fermentação.
A fermentação é um processo utilizado pelas bactérias para obter energia através da oxidação incompleta da glicose, sem usar oxigénio. E é uma via catabólica em que na degradação de nutrientes não intervém o oxigénio. É acompanhada pela transferência de energia, ocorrendo produção de ATP. Os produtos finais são ricos em energia potencial.
As leveduras são seres anaeróbios facultativos, ou seja fungos unicelulares que conseguem mobilizar energia de compostos orgânicos em condições de anaerobiose e de aerobiose.
Existem vários tipos de fermentação. A fermentação láctica e fermentação alcoólica são utilizadas na produção de alimentos.
Fermentação alcoólica: Glicose + 2 ADP + 2 P 2 ácido etanol + 2 CO2 + 2 ATP
Fermentação láctica:
Glicose + 2 ADP + 2 P 2 ácido láctico + 2 ATP
Fermentação láctica:
Glicose + 2 ADP + 2 P 2 ácido láctico + 2 ATP
Material: * Levedura * Glicose * M.O.C. * Lâminas e lamelas * 3 Erlenmeyers de 250 ml * Água destilada * 2 Provetas (100 e 10) * Pipeta de Pasteur * 3 Balões de borracha * Vareta de vidro * Balança * Caixa de petra * Funil
Procedimento: 1) Começamos por preparar soluções a 5% e a 30% (5 g de glicose em 100 ml de água e 30 g de glicose em 100 ml de água) e colocamos nos Erlenmeyers de 205 ml 2) De seguida preparamos uma suspensão de leveduras a 10% (20 g de fermento de padeiro em 30 ml de água) 3) Agitamos bem a suspensão de leveduras e retiramos uma gota para fazer uma preparação microscópica. Observamos a reparação ao microscópio com a objectiva de 40%. Contamos o número de leveduras que apareceram no nosso campo