O coordenador pedagógico e as novas tecnologias
Estamos diante de um novo século, com uma nova sociedade, a sociedade da informação, com novo formato de receber e transmitir informação, e de uma busca interminável de conhecimento. As pessoas hoje em dia, têm acesso as mais variadas informações, com muita mais eficácia e rapidez que ontem. Com o uso da computação e, conseqüentemente da internet, passou-se a ter mais facilidade em se manter atualizado e informado, através das diversas informações disponíveis em páginas da internet.
As novas tecnologias e o aumento extraordinário da informação levam a uma nova organização de trabalho, em que se faz necessário e imprescindível a especialização dos saberes; a colaboração interdisciplinar; o fácil acesso à informação e a consideração do conhecimento como um valor precioso, de utilidade na vida social.
Quando falamos em tecnologias costumamos pensar imediatamente em computadores, vídeo, softwares e Internet. Sem dúvida são as mais visíveis e que influenciam profundamente os rumos da educação.
Atualmente não há como dizer que a tecnologia não faz parte do universo escolar, com a chegada das novas tecnologias é necessário perceber que há um novo papel que precisa ser criado e incorporado pelos educadores, exigindo que as escolas e professores se dediquem cada vez mais em alcançar o seu objetivo que é a formação de cidadãos críticos.
Porém para que haja essa nova perspectiva escolar faz-se necessário que os educadores se preparem continuamente para a utilização desta nova tecnologia e cabe ao coordenador pedagógico contribuir para essa nova formação e preparação. É necessário que o coordenador também tenha essa preparação, pois é através dele que os educadores poderão ter apoio e orientações necessários para contribuir na preparação de suas aulas.
Para os professores essa formação e preparação adequada se fazem necessário para que os mesmos possam perceber as diversas possibilidades de aprendizagem que