A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem
Teresina/2013
A Função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem: Instrumentos de análise.
Função social do ensino: que finalidade deve ter o sistema educativo?
Que valor se atribui ao ensino? Qualquer proposta metodológica possui explicita ou implicitamente: os valores atribuídos ao ensino e certas idéias em relação aos processos de ensinar e aprender, é sempre um desafio para os professores na reflexão metodológica adequada. A função fundamental do ensino tem sido selecionar os melhores em relação à sua capacidade para seguir uma carreira universitária, sendo o principal objetivo propedêutico que justifica a valorização de determinadas aprendizagens, o valor formativo é sempre subvalorizado. As Questões colocadas aos educadores são: Quais são nossas intenções educacionais? O que pretendemos fazer para que nossos alunos consigam o objetivo de aprender com qualidade? Estas respostas nos levam a pensar no papel dos objetivos educacionais. A capacidade que deve-se fazer para que os alunos desenvolva as funções do cognitivos, motoras, afetivas,sua inserção social e interpessoal, enfim a capacidade de ser e criar por si só. Quando se reflete sobre essas capacidades na escola deve-se levar em conta métodos adequados para desenvolver todas as possíveis capacidades cognitivas dos alunos, e não só ficando preso ao tradicional, segundo Zabala:
“Nós, os professores, podemos desenvolver a atividade profissional sem nos colocar o sentido profundo das experiências que propomos e podemos nos deixar levar pela inércia ou pela tradição. Ou podemos tentar compreender a influência que estas experiências têm e intervir para que sejam o mais benéficas possível para o desenvolvimento e o amadurecimento dos meninos e meninas”. (p. 28).
É claro que essa tarefa não cabe somente ao professor, tanto a escola como a família também tem sua parcela na formação desse novo jovem cidadão