Material de pesquisa
É uma filosofia de gerenciamento que procura otimizar a organização de forma a atender as necessidades do cliente no menor prazo possível, na mais alta qualidade e ao mais baixo custo, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança e o moral de seus colaboradores, envolvendo e integrando todas as partes da organização.
O Sistema Toyota de Produção foi originalmente desenvolvido para a manufatura.O entusiasmo da família Toyoda pela indústria automobilística começou após a viagem de Sakichi Toyoda aos Estados Unidos em 1910. No entanto, o envolvimento do Japão na II Guerra Mundial adiou as pretensões da Toyota.Com o final da guerra em 1945, a Toyota retomou os seus planos de tornar-se uma grande montadora de veículos.
Os 7 desperdícios que o sistema visa a eliminar: * Superprodução, a maior fonte de desperdício. * Tempo de espera, refere-se a materiais que aguardam em filas para serem processados. * Transporte, nunca geram valor agregado no produto. * Processamento, algumas operações de um processo poderiam nem existir. * Estoque, sua redução ocorrerá através de sua causa raiz. * Movimentação * Defeitos, produzir produtos defeituosos significa desperdiçar materiais, mão-de-obra, movimentação de materiais defeituosos e outros.
Just in time
* Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta.
* Com este sistema, o produto ou matéria-prima chega ao local de utilização somente no momento exacto em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.
* O conceito desse sistema está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois