Pesquisa materiais eniac
Segundo Gussow (2009) Motores elétricos é qualquer dispositivo que transforma energia elétrica em mecânica de rotação.
Motor de corrente contínua (CC):
Segundo Hand (2011) Os motores de corrente contínua são compostos de duas partes básicas. A primeira é fixa (sem movimento), chamada de estator, destinada a produzir um campo magnético constante. Seja com um eletroímã ou com um ímã permanente. A segunda parte é rotatória, chamada de rotor ou armadura, tem um enrolamento (bobina) através do qual circula a corrente elétrica contínua.
Rotor consiste de:
Rotor com Enrolamento:
Centrado no interior da carcaça, é constituído por um pacote de chapas de aço silício laminadas, com ranhuras axiais na periferia para acomodar o enrolamento da armadura. Este enrolamento está em contato elétrico com as lâminas do comutador.
Comutador:
É o conversor mecânico que transfere a energia ao enrolamento do rotor. O comutador é constituído de lâminas de cobre isoladas uma das outras por meio de lâminas de mica.
Eixo:
É o elemento que transmite a potência mecânica desenvolvida pelo motor.
Estator consiste de:
Carcaça:
É a estrutura suporte do conjunto, também tem a finalidade de conduzir o fluxo magnético.
Pólos de excitação:
Têm a finalidade de gerar o fluxo magnético. São constituídos de condutores enrolados sobre núcleos de chapas de aço laminadas cujas extremidades possuem um formato que se ajusta a armadura e são chamadas de sapatas polares.
Pólos de comutação: São colocados na região interpolar e são percorridos pela corrente de armadura. Sua finalidade é compensar o efeito da reação da armadura na região de comutação, evitando o deslocamento da linha neutra em carga, reduzindo a possibilidade de centelhamento.
Enrolamento de Compensação:
É um enrolamento distribuído na periferia da sapata polar e percorrido pela corrente de armadura. Sua finalidade é também compensara reação da armadura, mas agora em toda periferia do rotor, e não somente na