Evolução dos computadores
OSMAR PASSARELLI SILVEIRA Av. Brasil, 330– Vila Bressani – Paulínia – SP – CEP 13.140-000 - Fone (19) 3874-9457
PRODUÇÃO DE TEXTO DA PESQUISA
HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
Curso: Técnico em Informática para Internet
Turma: 1° X
Disciplina: Introdução à Informática
Professor:
Data: 16/04/2010
Elaborado por:
PAULÍNIA-SP
2010
HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
Nos dias de hoje, quando se ouve falar em processadores de 1 GHz até nos dá sono, de tão comuns que eles já se tornaram. Pouca gente já ouviu falar no 8088, que foi o processador usado no PC XT, a quase 20 anos atrás, e muito menos no Intel 4004, o primeiro microprocessador, lançado em 71.
Na época das nossas bisavós os computadores já existiam, apesar de extremamente rudimentares. Eram os computadores mecânicos, que realizavam cálculos através de um sistema de engrenagens, acionado por uma manivela ou outro sistema mecânico qualquer. Este tipo de sistema, comum na forma de caixas registradoras era bastante utilizado naquela época.
No final do século XIX surgiu o relê, um dispositivo eletromecânico, formado por um magneto móvel, que se desloca unindo dois contatos metálicos. O Relê foi muito usado no sistema telefônico, aliás, algumas centrais analógicas ainda utilizam estes dispositivos até hoje. Os relês podem ser considerados uma espécie de antepassados dos transistores. Suas limitações eram o fato de serem relativamente caros, grandes demais e ao mesmo tempo muito lentos: um relê demora mais de um milésimo de segundo para fechar um circuito, mais de dez milhões de vezes mais lento que um transistor atual.
Também no final do século XIX, surgiram as primeiras válvulas. As válvulas foram usadas para criar os primeiros computadores eletrônicos, na década de 40.
A válvula tem seu funcionamento baseado no fluxo de elétrons no vácuo. Tudo começou numa certa tarde quando Thomas