estudo de pastor
  
O salmo 23 nos apresenta uma das figuras mais significativas e emblemáticas da Bíblia e da história do povo de Deus: o pastor de ovelhas. Há muitos exemplos de grandes pastores nas Escrituras: Abraão, Moisés, Davi.....Porém o maior deles é Jesus, o Único que, de fato, morreu por suas ovelhas, livrando-as do poder do pecado e da morte eterna.
Na nossa caminhada como igreja, precisamos de pessoas que possam nos ajudar a enfrentar as tempestades e desertos pelos quais passamos, as lutas e desafios que muitas vezes nos tiram do caminho ou nos fazem querer ir embora, como filhos pródigos desejosos de conhecer outros mundos, outros senhores. O apóstolo João fala dessa figura como “o anjo da igreja”, aquele que é o mensageiro do Senhor e, como tal, fala aquilo que seu Senhor manda e não o que lhe é interessante e oportuno. A palavra Pastor é composta apenas de seis letras, e sobre estas gostaria de refletir.
A letra P poderia representar a Paz com a qual esse pastor deve dirigir a igreja local do Senhor, a Paz que excede a todo entendimento; ainda, a Piedade que pode livrá-lo do orgulho e da altivez que já destruíram grandes ministérios e carreiras; ou ainda, a Proteção que as ovelhas tanto buscam ou a figura de Pai, aquele que nos esquenta nas frias noites da vida.
A letra A, por sua vez, pode significar a Atenção que todos necessitam, principalmente em um mundo tão egoísta, tão narcisista como o atual; ou ainda pode nos remeter à figura da Árvore do salmo citado, cuja folhagem não murcha e que nos proporciona sombra nos dias quentes, ou quem sabe o Amor, sem o qual nada seremos.
A letra S pode sim nos lembrar a Sabedoria, com a qual o pastor poderá livrar sua ovelha de muitas ciladas; talvez o Silêncio, condição muitas vezes necessária para ouvirmos a Deus, ou ainda pode nos lembrar da importância desse homem estar sempre pautando sua vida na obra do grande Salvador de nossas almas: o Cristo.
A letra T nos