Processos industriais
Técnico em Mecatronica Modulo especifico luiz alfredo morgado pontes – ra 134732015
Portfólio N°01
Processos industriais
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
luiz alfredo m. pontes
Portfólio N°01
Fluído de corte
Trabalho apresentado ao curso de mecatronica da Faculdade ENIAC para a disciplina de Processos industriais.
Prof. Daniel Mariano
Guarulhos
2015
.............................................................................................................
Capítulo 10
Tecnologia da Usinagem dos Materiais.
1. Como F.W.Taylor em 1890, introduziu a utilização do fluido de corte na usinagem. E nos dias de hoje. Quais são os fatores que levam a diminuição do uso do fluido de corte?
Inicialmente em 1890, Taylor utilizou no fluido de corte, água, depois uma solução de água e soda, ou água e sabão para resfriar a ferramenta, porem a agua promove a oxidação e tem baixo poder lubrificante, já o óleo que possui melhor poder lubrificante que a água, reduz a geração de calor e assegura um melhor acabamento na peça, nos dias de hoje a tendência é que cada vez mais se diminua a utilização do fluido de corte, tanto por aspectos ambientais quanto econômicos. Para que isto se torne possível, estudos são realizados e novas tecnologias são criadas, visando melhorias no processo de usinagem.
2. O que é MQF? E como isso ocorre?
Mínima quantidade de fluido, este nome é dado ao procedimento de se pulverizar uma mínima quantidade de ar e óleo, em um fluxo de ar comprimido de 60 ml/h, a mistura de ar e óleo possui alta capacidade de lubrificação da região de corte, mais não apresenta alta capacidade de refrigeração.
3. Quais são as funções do fluido de corte?