Rafa
As pessoas interessadas em desenvolvimento motor freqüentemente enfatizam a aquisição inicial de habilidades motoras. Nossa introdução demonstra, todavia, que a locomoção é uma atividade de movimento que dura uma vida inteira. As mudanças ocorrem no caminhar, correr, galopar e outras habilidades motoras conforme mudam as restrições do indivíduo, do ambiente e da tarefa.
Lo-co-mo-ção – O ato ou a capacidade de mover-se de um lugar para outro.
Essa definição aparentemente simplista pode esconder o fato de que mover-se de um lugar para outro é uma atividade complexa, envolvendo muitos sistemas e restrições que interagem entre si. O estudo da locomoção se encontra em muitos campos, da medicina à psicologia, e inclui muitos movimentos, de contorcer-se a nadar.
Claramente, muitas pessoas diferentes descobriram um tópico de estudo interessante e importante na locomoção. Uma das coisas que torna a locomoção humana tão interessante é o seu desenvolvimento. Ao nascer, as crianças não são capazes de se mover por si próprias de um lugar para o outro. Todavia, após um ano, as crianças com desenvolvimento normal adquirem essa capacidade. Elas podem primeiro rastejar, engatinhar ou rolar. A seguir, podem mover-se pouco a pouco sobre ambos os pés, segurando na mobília, nas mãos dos pais ou em um brinquedo de empurrar. Logo depois dão seus primeiros passos sozinhos; após isso, ninguém pode pará-las. Ao longo da vida, os indivíduos usam muitos métodos diferentes de locomoção. É claro, o tipo de locomoção usado depende das restrições em jogo. Durante a infância, altura, peso e comprimento mudam de forma considerável e podem agir como controladores de taxa. Em grande parte da vida, outros tipos de restrições podem incentivar ou desestimular comportamentos. Esses poderiam incluir motivação e experiência ou a especificidade de gênero percebida de um padrão de modo de andar como o saltitar. À medida que uma pessoa se