Rafa
Essa função tem por finalidade definir o sentido dos sinais que podem ser compreendidos pelo receptor. Usa a linguagem para falar dela mesma. É a palavra comentando a palavra, o cinema falando do cinema, a pintura expressando a pintura. Estas funções raramente surgem isoladas, em geral aparecem combinadas. A sua predominância é que caracteriza o tipo de discurso.
Exemplo: Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado.
Clique sobre a imagem para aumentar.
A função metalinguística tem como fator essencial o código. O objetivo da mensagem é referir-se à própria linguagem. Podem-se encontrar exemplos dessa função em uma cena de filme que analise o cinema, em um poema que fale sobre o poeta e a poesia, em verbetes de dicionários, em textos que estudem e analisem outros textos (por exemplo, definições de assuntos gramaticais em gramáticas).
Na tira acima, o objetivo principal é explicar, de modo bem-humorado, o sentido da palavra mal-educado a um falante da língua portuguesa, ou seja, é usada a função metalinguística.
Função Fática
A função fática tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação ou testar o canal. Entendeu? A pergunta “entendeu?” é um bom exemplo de função fática.
Exemplo: Alô mainha! Estou em casa, ok ? Você me ouve ? Alô !!
FUNÇÃO FÁTICA centrada no contato físico ou psicológico. Tudo o que na mensagem serve para estabelecer, manter ou cortar o contato. o objetivo é chamar a atenção do receptor e assegurar que este não se distraia. o conjunto organizado de expressões traz pouca informação. Características manifestação da necessidade ou desejo de comunicação e manutenção dos vínculos sociais.
EXEMPLOS Alô! Você está me ouvindo? Um momento, por favor. Vou desligar. Olá, como vai? Eu vou indo, e você, tudo bem? Tudo bem, eu vou indo, correndo, pegar meu lugar no futuro. E você? Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranqüilo, quem sabe? Quanto tempo ... (sinal fechado- Paulinho