Contabilidade de custos
CURSO SUPERIOR TECNÓLOGO EM GESTÃO FINANCEIRA
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Patrícia Aparecida de Moura – R.A. 5667146023
SÃO PAULO
2013
ANHANGUERA EDUCACIONAL
CURSO SUPERIOR TECNÓLOGO EM GESTÃO FINANCEIRA
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Atividade Prática Supervisionada apresentada ao curso de Tecnologia em Gestão Financeira, como exigência da disciplina.
Orientador: Profº Sonia Z. Tozato Nicodra
SÃO PAULO
2013
2) Pelo princípio contábil da competência dos exercícios, um custo deve ser reconhecido como tal quando ocorre o fato gerador do custo. Explique o significado de “fato gerador” e dê cinco exemplos de situações que explicam o fato gerador do custo.
R: Pelo princípio contabil do regime de competência, toda despesa deve ser reconhecida como tal ocorre o fato gerador da despesa, ou seja quando o bem é consumido, independentemente de quando ocorre o pagamento.
São tres especies de fato gerador: 1 – Instantaneo – quando a situação prevista em lei ocorre num instante único e identificado no tempo. Ex. ICMS, IOF, e ITBI; 2 – Periodico – (multiplo, complexo ou “complexivo”) quando a situação prevista em lei corresponde a um conjunto de fatos considerados num determinado intervalo. Ex. IR; 3 – Continuado – quando a situação prevista em lei é definida por essa num momento especifico: IPVA; IPTU; ITR;
5) – A folha de pagamento dos funcionarios da produção, referente ao mês de setembro de 2006, no valor de R$ 50.000,00, foi 50% paga em setembro de 2006 e o restante será pago no dia 05 outubrop de 2006. Refernete a esta operação, quanto será reconhecido como custo de salarios no mês de setembro de 2006 e em outrubro de 2006? Por que?
R: A folha de pagamento, normalmente é paga até o quinto dia util do mês em que os empregados trabalharam (fato gerador), desta forma sera