AVALIAÇÃO 360º
BONFAIN, Edilson
GIRARDI, Márcia Luisa
RESUMO Este estudo apresenta formalização da avaliação de desempenho 360º e o funcionamento desta ferramenta nas empresas. Para isso, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica sobre o tema, que permitiu a visualização dos desvios existentes. Os resultados encontrados demonstraram uma aplicação na qual se cumprem apenas parcialmente as rotinas previstas na formalização da avaliação de desempenho 360 graus.
PALAVRAS-CHAVE: avaliação 360 graus, gestão, empresas, mudanças, resultados.
ABSTRACT This study presents the evaluation of 360º, feedback and the dynamics of this tool among companies. The methodology used for this research was the bibliographic review about the subject, which allowed the visualization of the current deviations. The found results demonstrated a partial application of the provided routines in the evaluation.
INTRODUÇÃO Para realizar a avaliação de desempenho, as organizações têm recorrido a diversos métodos, dentre eles a escala gráfica, os incidentes críticos os comparativos e a escolha forçada. Outra ferramenta de avaliação, pouco convencional e cada vez mais mencionada é a avaliação de desempenho 360 graus. (CHIAVENATO, 2002; MARRAS, 2000; ARAUJO, 2006 ). A avaliação de desempenho 360 graus refere-se ao contexto geral que envolve cada pessoa. Trata-se de uma avaliação que é feita de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma forma de interação com o avaliado. Assim, participam da avaliação o superior, os colegas e pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores e todas as pessoas que giram em torno do avaliado com uma abrangência de 360 graus. (CHIAVENATO, 2010).
METODOLOGIA Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica, ou seja, uma investigação cujo objetivo principal é o delineamento