autonimia
Essa proposição vem ganhando projeção no Brasil, principalmente a partir de 2001, como decorrência da mobilização associada à Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada em setembro daquele ano (nova versão desse evento está programada para outubro de 2005). A atual administração federal ratificou e ampliou a presença pública da tecnologia, pela sua inclusão em um dos carros-chefe da agenda econômica, que é a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior - PITCE. Uma de suas medidas mais evidentes é a Lei nº 10.973/04, que tem por apelido "Lei da Inovação".
Também no âmbito estadual vem se observando uma presença crescente da tecnologia. Em São Paulo, por exemplo, "o aperfeiçoamento tecnológico das empresas e das instituições públicas" é o objeto do primeiro dos quatro pilares da iniciativa São Paulo Competitivo, estabelecida pelo governo desse Estado no Decreto nº 49.274/04.
De forma mais lenta, o tema da inovação tecnológica vem adquirindo alguma visibilidade no espaço microrregional. A fim de acelerar a conscientização dos novos dirigentes municipais a esse respeito, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores - Anprotec recentemente publicou o manifesto Agenda das Cidades Empreendedoras e Inovadoras, com "idéias e propostas para prefeitos que querem gerar emprego e renda promovendo o desenvolvimento sustentável de suas cidades".
O setor produtor, por sua vez, está explicitando de forma