paper estagio
Larissa Cristina Soares Preto
Profª Ms Rafaeli Ramos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Biológicas/ Licenciatura – BID 0245- Estagio
24/06/2013
RESUMO
A metodologia de ensino de cada professor é de um tipo, alguns tem diferentes táticas sendo cada um especifico na sua devida área, alguns atuantes da área de Ciências Biologias tem sua forma de avaliação, de aplicar aulas praticas, a forma de abordagem de cada conteúdo, sua técnica de ensino segue um contexto e um tipo de aplicar sua metodologia. Nesse trabalho foi possível mostrar quais tipos de metodologias foi agregada por cada profissional da área da biologia e ciências.
Palavras-chave: avaliação.contexto.metodologia.
1 INTRODUÇÃO
Na perspectiva adotada para o ensino de Ciências e Ambiente, não é possível dissociar a prática pedagógica do professor e a produção da metodologia de ensino. Contudo, essa indissociabilidade tem duas grandes implicações: o caráter social da produção da metodologia do ensino e a pesquisa da prática pedagógica pelo próprio docente.
Para melhor entendermos o referido binômio, será necessário previamente aprofundarmos os significados de conteúdo, método e técnicas de ensino, suas mútuas relações, bem como as relações que mantêm com os recursos didáticos. Tudo isso inserido em um contexto emoldurado pelas concepções de ciência, ambiente, educação e sociedade, direcionado pelos objetivos educacionais e regulado pelas condições que regem a realização da prática pedagógica.
Antes de examinarmos os elementos mencionados, é conveniente colocar em realce, preliminarmente, algumas questões norteadoras do tema em foco. Um determinado conteúdo programático possibilita uma única forma de abordagem ou pode ser modificado pelos métodos de ensino ? Nesta primeira questão residem as dúvidas usuais sobre a mutabilidade ou a invariabilidade de um determinado conteúdo programático nas suas relações com os métodos de