Paper de Estágio
DISCENTE: LEILA DE MEDEIROS TAVARES
RESUMO
O presente relatório de estágio parte da compreensão que o lúdico é um excelente recurso principalmente na Educação Infantil. O brinquedo é um instrumento da essência da criança, o seu uso de forma adequada, permite um trabalho pedagógico de qualidade na produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento. É válido ressaltar, que jogos e brincadeira não são as únicas formas lúdicas de ensinar na Educação Infantil, há cantigas, aula extraclasse, passeio, assim como as trocas de experiências das crianças. Portanto, o professor desempenha um papel fundamental, visto que ele organiza o cotidiano das vivências que as crianças terão, bem como, os procedimentos que as levarão a atingir os níveis de desenvolvimento. O trabalho foi executado na Escola Municipal do Ensino Fundamental Maria Quitéria. Na turma de Ensino da Educação Infantil com crianças de quatro anos de idade. O mesmo está relacionado às ações que envolvem a ludicidade na Educação Infantil. Todavia, iniciei os trabalhos observando à didática, e os recursos metodológicos da professora para mediar à minha prática. No entanto, a Educação Infantil requer do educador maior desempenho, principalmente em conhecer as especificidades do trabalho pedagógico.
PALAVRAS – CHAVE: Ludicidade; Educação Infantil; Aprendizagem.
INTRODUÇÃO
O ato de brincar tornou-se fundamental no desenvolvimento da aprendizagem, na compreensão do universo lúdico, e nas atividades dinâmicas onde a criança comunica consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, além dos benefícios que proporciona no ensino – aprendizagem infantil.
Nesse sentido, o presente projetoproporcionar à criança, um aprendizado mais fácil e criativo, de forma prazerosa, direcionando os