auto agressao
Autoagressão é definida como qualquer comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio. Os atos geralmente têm como intenção o alívio de dores emocionais e em grande parte dos casos, estão associados ao Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). As formas mais frequentes de automutilação são cortar a própria pele, bater em si mesmo e queimar-se.
Ato em que um indivíduo prejudica ou lesa outro(s), de sua própria espécie intencionalmente. Ainda é um tema controverso se esse comportamento de causar danos em alguém é devido à existência de um instinto, também considerado, como resultante de múltiplas determinações (motivacionais) e circunstanciais.
Na espécie humana além da agressão capaz de causar lesão corporal existem vários tipos de agressão: dirigida, verbal e deslocada. A agressão dirigida é aquela em que o indivíduo prejudica outro diretamente; a agressão verbal por sua vez e como o nome indica, não passa de palavras, por isso não ofende o outro fisicamente, mas sim psicologicamente. Por último, a agressão deslocada é quando o sujeito dirige a sua raiva para um objeto, por exemplo, dar um pontapé na porta. Refere-se a comportamentos onde demonstráveis feridas são auto-infligidas. A maioria das pessoas que se automutilam estão bastante conscientes de suas feridas e cicatrizes, e tomam atitudes extremas para escondê-las dos outros. Eles podem oferecer explicações alternativas para suas feridas, ou tapar suas cicatrizes com roupas. Autoagressão, nesses indivíduos, não está associada ao suicídio ou para-suicídio. A pessoa não está, usualmente, querendo interromper sua própria vida, mas sim usando esse comportamento como um modo de cooperação para aliviar dor emocional e desconforto.
AUTO AGRESSOR
O auto agressor tende a ter grandes dificuldades para se expressar verbal ou emocionalmente, portanto, não consegue falar publicamente sobre suas angústias nem chorar diante de outras