Aulas Abertas
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CONCEPÇOES DE AULAS ABERTAS
Educação Física Abordagens Pedagógicas
Santo Ângelo, Novembro 2014
CONCEPÇOES DE AULAS ABERTAS
Nas aulas abertas, planejar significa pensar, refletir e analisar conceito de movimento no esporte e “mundo de movimentos”. Ate hoje, esse movimento tem sido considerado “natural”. Planejar nessa concepção obedece ao principio da flexibilidade como possibilidades de vários caminhos e experiências.
Com a idéia diretriz de educação para a capacidade de ação, a aula de educação física se configura como um sistema de ação aberto. O professor abdica de um planejamento rígido e do monopólio das decisões, oferecendo um espaço para ações e decisões. Os alunos têm oportunidade de trazer, para a aula, imaginações, idéias e interesses, em relação a movimento, jogos, esporte e brincadeiras, participando do planejamento e da construção da aula.
O ponto forte desse tipo de aula esta na compreensão dos professores e alunos sobre o sentido que ela tem e, ao mesmo tempo, sobre os objetivos, conteúdos e métodos. Assim, HILDEBRANDT e LAGING (1986) dizem que:
As concepções de ensino são abertas, quando os alunos participam das decisões em relação aos objetivos, conteúdos, e âmbitos de transmissão ou dentro desse complexo de decisão. O grau de abertura depende do grau de possibilidades de coo decisão as possibilidades de decisão dos alunos são determinadas cada vez mais pela decisão previa do professor.(p.15)
E importante assinalar, aqui, que, dentro desse complexo de decisões a participação de todos, tanto dos alunos tanto do professor não deve limitar-se a problemas motores, mas também abranger problemas sociais. A coodecisão torna-se necessária para que se conheça e compreenda o caminho percorrido para atingir os objetivos. Uma aula que não permite essa abertura deixa o aluno “ no escuro”. As ações da aula são