Aulas abertas
Quem são os autores? E o ano?
A proposta das Concepções Abertas no ensino da Educação Física foi introduzida no Brasil no início da década de 1980 pelos professores Jürgen Dieckert e Reiner Hildebrandt-Stamann. Entre as referências dos autores para a elaboração de sua proposta estão o filósofo Merleau-Ponty, os psicólogos da Gestalt, Paulo Freire e Jean Piaget.
Contextualizar a abordagem.( como surgiu, o porque foi escrito)
A abordagem surgiu através da discussão do porque o desinteresse dos alunos nas aulas de educação física, falava muito que a culpa era dos alunos, então o autor perguntou se a culpa não podia ser dos professores ou do modo de ensino da época, um ensino mais fechado.
Na tentativa de superar o ensino de movimentos esportivos padronizados nas aulas de Educação Física.
Em que consiste a proposta pedagógica?
O aluno deve ser visto como sujeito do ensino; ele ocupa a posição central neste processo.
A subjetivação da aprendizagem tem em evidencia fazer do aluno o ponto de partida e, ao mesmo tempo, o ponto central das reflexões didáticas.
Ensino centrado nas experiências que os alunos realizam; um ensino que valorize os interesses deles, bem como o seu papel ativo na assimilação dos conteúdos.
O aluno passa a ser visto como sujeito do ensino e não objeto.
Qual a explicação dos autores sobre porque a educação física deve compor o currículo da educação escolar?
Porque o ensino da educação física pode capacitar os alunos a tratar os conteúdos esportivos nas condições de criar, sozinhos ou em conjunto, situações esportivas de modo critico integrada com a responsabilidade social, política, cultural e religiosa da própria vida.
Fundamentação teórica na qual a abordagem foi amparada?
Fundamentada basicamente na teoria Piagetiana, onde o individuo não consegue novas experiências através de uma aceitação passiva e sim, ativamente, na relação de troca das conclusões a que chegou de experiências anteriores.
Fala-se também