cafeína e barbitúricos
Gabriela Silveira
Letícia Machado
Maria Otília
Nathália Bonow
Cafeína
O que é?
É um composto químico de formula
C8H10N4O2,classificado como alcaloide do grupo das xantinas quimicamente designado
1,3,7-trimetil xantina.
Usado para consumo em bebidas, na forma de infusão como estimulante, é um pó branco extremamente solúvel em água quente, não tem cheiro e possui sabor amargo.
Ocorrências e Causas
A cafeína é encontrada em muitas espécies de plantas ,sua função no organismo vegetal é atuar como uma espécie de pesticida natural, elevados níveis de cafeína são encontrados em mudas jovens que ainda estão em desenvolvimento. As principais plantas que contém o principio ativo de cafeína são:
Ocorrência
Chá: folhas da Camellia sinensis;
Cacau: frutos do Theobroma cacao;
Guaraná: frutos do Paullinia cupana;
Café: sementes da Coffea arabica;
Erva-mate: folhas e talos de llex paraguariensis; Causas
Entre o grupo das xantinas, a cafeína é a que mais atua sobre o sistema nervoso central e sobre o metabolismo basal e também aumenta a produção de suco gástrico, em excesso pode causar agitação, ansiedade, dor de cabeça, insônia, também causa contração das veias e artérias e/ou dificulta a circulação sanguínea e acelera os batimentos cardíacos.
Causas
Mas se consumido na medida certa pode fazer bem para a saúde, como aumento da concentração, melhora no humor, diminui a fadiga, controla o peso, alguns médicos usam a café como tratamento de enxaquecas, pois contraem os vasos sanguíneos, possui grande efeito diurético e se mulheres consumirem antes da menstruação ajuda na diminuição da
TPM.
Barbitúricos
O que é?
É um composto químico orgânico sintético derivado do acido barbitúrico ,descoberto em
1864 por Adolf Von Baeyer.
Suas propriedades indutoras foram descobertas no inicio do século XX, é usado para o tratamento da