Aula sobre don quixote
AULA 1
Para introduzir a temática a professora iria convidar a turma a fazer um círculo com suas classes e daria a cada um uma almofada a qual iriam sentar no chão,e então a professora traria imagens de diversos cavaleiros, princesas, além de imagens de diversas épocas questionaria o que estão vendo, se sabem o que é, de onde vem, onde existiu. Então a professora passaria as imagens para que as crianças escrevessem uma frase sobre o que estão vendo, sobre o que acham que é, e sobre o que querem descobrir. Após todos terem escrito a professora amarraria todas as imagens juntas e na ponta iria colocar a placa que antes mostraria para as crianças onde o nome da temática “Naquele tempo era assim. Como era?”, questionaria a turma sobre o que entenderam sobre este título, sobre o que acham que é e farão o mesmo, escreverão no verso o que sabem e o que querem descobrir.
Então, para dar inicio ao trabalho sobre épocas diferentes a professora traria um trecho da história: O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes Saavedra. Páginas 117 a 120.
“Do bom sucesso que o valoroso D. Quixote teve na espantosa e jamais imaginada aventura dos moinhos de vento, mais outros sucessos dignos de feliz lembrança
Nisto, avistaram trinta ou quarenta moinhos de vento dos que há naqueles campos, e assim que D. Quixote os viu, disse ao seu escudeiro:
- A ventura vai guiando as nossas coisas melhor do que pudéramos desejar; pois vê lá, amigo Sancho Pança, aqueles trinta ou pouco mais desaforados gigantes, com os quais penso travar batalha e tirar de todos a vida, com cujos despojos começaremos a enriquecer, pois esta é boa guerra, e é grande serviço de Deus varrer tão má semente da face da terra.
- Que gigantes? - disse Sancho Pança.
- Aqueles que ali vês - respondeu seu amo -, de longos braços, que alguns chegam a tê-los de quase duas léguas.
- Veja vossa mercê - respondeu Sancho - que aqueles que ali aparecem