Resumos cadeira geografia económica
1.1. O Objecto da Geografia Económica
Economia – melhor afectação possível de recursos escassos a usos alternativos; as necessidades são ilimitadas, os recursos são escassos. Geografia – posicionar e relacionar este trade-off com o território. Conjugação de duas disciplinas: Economia e Geografia.
1ª abordagem – Estudo da melhor afectação possível de recursos escassos a usos alternativos; - Aplicado ao uso do espaço do território. Até ao final dos anos 60: Geografia Económica baseava-se na construção de modelos de comportamento económico-espacial; Teoria da Localização: relacionar variáveis relacionadas com duas ciências -> enfatizar a necessidade dos agentes económicos ao escolher o território de forma racional; Esta abordagem implica a aceitação do principio da racionalidade dos agentes económicos e o funcionamento da economia no quadro de concorrência perfeita. Concorrência Perfeita – os agentes económicos regem-se pelo principio da racionalidade; informação perfeita (informação acessível a todos, não existe, designa-se por mercado perfeito porque todos os agentes económicos tem a mesma informação, logo ninguém tem poder de mercado.
Paul Knox e outros: a Geografia Económica visa captar o mundo, analisar a evolução das paisagens económicas; a ciência servia para captar o mundo, todos as paisagens. As pessoas e os agentes económicos deram origem às paisagens: urbanas e rurais. As paisagens tem sempre valores sociais, económicas, arquitectos, etc. O mundo real não é uma soma de regiões ou mesmo de nações. Os territórios desempenham papéis diferenciados no seio da economia global. A unidade curricular da Geografia Económica visa: Analisar as dinâmicas de organização espacial da actividade económica, desdeo local ao internacional; Alálise interdisciplinar; O espaço é mais do que a realidade física; é uma construção social; Espaço – território.
1.2.
Revisão de alguns conceitos fundamentais na análise económica
Noção