Técnicas de negociação - atividade 7
0,2 em 0,2 pontos Esta história já foi contada inúmeras vezes, com pequenas variações entre as versões.
Conta-se que numa pequena cidade do interior, um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado de pouca inteligência que vivia de pequenos biscates e de esmolas. Eles chamavam diariamente o bobo ao bar onde se reuniam e lhe ofereciam a escolha entre duas moedas - uma de grande valor e outra menor, valendo bem menos que a primeira. E o bobo sempre escolhia a menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.
Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o de lado e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda escolhida valia muito menos.
"Eu sei" - respondeu o bobo, demonstrando que, na verdade não era tão tolo assim - "ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar as minhas moedas".
A opção por “fazer-se de bobo”, dentro de uma negociação, NÃO VISA:
Resposta
Resposta Selecionada: e.
Intimidar o oponente com nosso poder.
Resposta Correta: e.
Intimidar o oponente com nosso poder.
Feedback da resposta:
A intenção do negociador que se faz de bobo é explorar a autoconfiança da outra parte, que pode ser estimulada pela sensação de falso domínio da situação. Desta forma, quem usa esta tática jamais tem o interesse de amedrontar ou intimidar seu oponente.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos Os recentes escândalos em grandes corporações, muitas delas de projeção internacional, trouxeram à tona uma preocupação cada vez maior com o comportamento ético ou não e suas motivações na tomada de decisão dos administradores. Dentre os fatores abaixo, o único que não influencia negativamente o comportamento das pessoas num ambiente de negociação é:
Resposta
Resposta Selecionada: e.
Ação regulatória das instituições públicas.
Resposta Correta: e.
Ação regulatória das instituições públicas.
Feedback da resposta:
Dos fatores citados, apenas a