Técnicas de Negociação - Atividade 7
0,2 em 0,2 pontos
Em uma negociação salarial livre de pressões, o empregado toma a decisão de aceitar uma proposta de revisão salarial sem objeção, para depois perceber que concordou com um valor muito abaixo do que poderia ser pleiteado. Podemos dizer que, analisando o posicionamento do empregado, o insucesso parcial tem origens prováveis:
I – Na cronologia aplicada.
II – Nos aspectos culturais.
III - Na forma de condução do processo.
IV – Nos aspectos pessoais.
Resposta Selecionada:
Corretae.
II ou IV
Resposta Correta:
Corretae.
II ou IV
Feedback da resposta:
A análise da situação elimina as questões de tempos e de processo, já que é dito que não há pressão sobre o empregado: significa que ele tem espaço para se colocar mais ou menos livremente. Restam as questões culturais os pessoais. Na primeira hipótese, pode haver a crença de que se deve pedir “pouco” para não irritar o “patrão” ou que seu valor é “baixo”, perante a organização. Na segunda opção, sempre há a hipótese da falta de preparação para a condução da negociação, o que faria com que o empregado não tivesse base para retrucar o que lhe era oferecido.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Henry Kissinger, Secretário de Estado no Governo de Richard Nixon, era um mestre em negociar. De acordo com um relato, certa vez recebeu de seu chefe de gabinete um informe sobre um aspecto da política externa. Quando Kissinger recebeu o relatório, ele simplesmente perguntou: "É este seu melhor trabalho?". O chefe pensou por um momento e, preocupado com o que o chefe dele pensaria do relatório, respondeu: "Sr. Kissinger, eu penso que posso fazer melhor". Assim, Kissinger devolveu o relatório. Duas semanas depois o chefe trouxe o relatório revisado. Kissinger manteve o texto consigo durante uma semana e, então, mandou de volta com uma nota que dizia: "Está seguro de que isto é seu melhor trabalho?". Percebendo que algo devia estar incorreto, o chefe reescreveu uma vez mais o relatório.