AS CORRENTES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
Licenciatura em geografia
geyse taise alves martins
pensamento geografico
As Principais Correntes Geográficas
Utinga
2014
GEYSE TAISE ALVES MARTINS
pensamento geografico
As Principais Correntes Geográficas
Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em Geografia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Cartografia e Sensoriamento Remoto; Didatica e Metodologia do Ensino de Geografia; Fundamentos Epsitemologicos de Geografia; Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Geografia; Seminário da Prática III.
Prof. Andrea Rodrigues dos Santos; Eliane Teixeira França; Fabiane Taís Muzardo; Thiago Augusto Domingos; Valquíria Pires Garcia.
Utinga
2014
RESUMO
A Geografia, como ciência sistematizada e institucionalizada, é fenômeno recente, surgido na segunda metade do século XIX, contudo, o conhecimento é tão antigo quanto à existência dos primeiros grupamentos humanos. Com o começo da Idade Moderna, a ciência ganha impulso e ocorre o fenômeno de especialização dos ramos de saber. No final do século XIX, com Alexander von Humboldt, Karl Ritter, Friederich Ratzel e outros, ocorrem à institucionalização da Geografia na Alemanha, surgindo a denominada Escola Alemã de Geografia, de caráter determinista. Posteriormente, já no final do século XIX e início do século XX, cresce a Escola Francesa de Geografia, de caráter possibilista e funcionalista, e que tem em Paul Vidal de Ia Blache, seu grande teórico. A geografia francesa foi uma reação à geografia alemã, sendo que esta era acusada pelos franceses de ser uma Geografia do poder, ligada aos interesses geopolíticos da recém unificada Alemanha. Os franceses propunham uma geografia neutra, onde os estudos regionais teriam grande influência. Na década de 60, surgiram dentro da ciência geográfica