Aula de Matemática
Objetivo de aprendizagem para o problema:
• Selecionar uma estratégia adequada para resolver um problema e chegar, dessa forma, ao resultado correto.
• Registrar e efetuar as operações com números naturais por meio de um algoritmo para resolver um problema e chegar, dessa forma, ao resultado correto: adição com agrupamento; subtração com agrupamento.
Características do problema de acordo com o campo aditivo:
• Situação de composição simples – o problema apresentado a criança terá que estabelecer relação com juntar as partes para obter o todo sem transformação em nenhuma das partes.
Como em sala estamos desenvolvendo um projeto sobre o arroz e feijão, nesta atividade os alunos irão conhecer alguns tipos de arroz e feijão e realizar a quantidade de cada tipo de feijão e logo depois segue a situação problema referente ao campo aditivo mencionado acima.
Sabendo que há 42 grãos de feijào-fradinho e 16 grãos de feijão-preto, quantos grãos há no total?
Estratégias utilizadas
• O aluno poderá representar este problema no mínimo de duas maneiras: o Pictórica – quando o aluno ainda não tem tanta segurança aos registros dos algoritmos, faz os registros com desenho. o Algoritmo – quando a criança já tem compreensão ao que o problema pede e registra as operações, descrevendo as contas.
• Os materiais manipulavéis para a criança verificar o cálculo ou construir o problema poderão ser: o Cubos e dezenas do material dourado; o Quadro de trocas; o Palitos de sorvete; o Canudos; o Calculadora.
• Situação de transformação simples – o seguinte problema o aluno deverá retirar uma das parcelas do estado inicial para transformar e chegar dessa maneira o estado final.
O desenho representa 55 grãos de feijão-branco e 32 grãos de feijão carioca. Qual a diferença de quantidade entre eles?
Estado inicial: 55 grãos de feijão-branco