aula de matemática
DCEEng – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
ESTUDANDO GEOMETRIA ATRAVÉS DE ORIGAMIS E DO “POLY”
Comp. Curricular: Matemática no Ensino Fundamental
Profª: Isabel Koltermann Battisti
Alunas: Paula Pedry e Sandra Neuckamp
Ijuí - 2013
ESTUDANDO GEOMETRIA ATRAVÉS DE ORIGAMIS E DO “POLY” O número de aulas necessário para desenvolver a atividade será de 4 períodos.
Objetivos
A principal meta é trabalhar com os poliedros regulares, também conhecidos como Sólidos Platônicos e no final da atividade estabelecer a relação de Euler. O trabalho com Origamis e com o software “Poly”, tem como objetivos, como apontam os PCN’s, estabelecer relações entre figuras espaciais e suas representações planas, envolvendo a observação das figuras sob diferentes pontos de vista, construindo e interpretando suas representações.
Esperamos que com a construção do Origami os alunos possam identificar diferentes figuras planas (polígonos), denominando-as e caracterizando-as. Com o trabalho com origamis, os alunos dever ser capazes de descrever os poliedros com a nomenclatura correta, além de estabelecer as diferenças e semelhanças entre eles. Por fim, os alunos devem comparar os tipos de poliedros, identificando e descrevendo suas características.
Conceitos Envolvidos
Com base nos PCN’n pudemos estabelecer que os conceitos envolvidos foram: A classificação dos poliedros como poliedros regulares. Decomposição e composição de figuras planas, propiciando assim a identificação das planificações de alguns poliedros. Separação das figuras bidimensionais e das tridimensionais, para melhor descrição de suas características, assim os alunos poderão estabelecer relações entre as duas formas de visualização e utilizar a nomenclatura própria. Estabelecimento de relações entre o número de faces, vértices e arestas de poliedros. A partir de cálculos