Aulas de matemática
By: Saavedra e Artur 2011
Programa anual
1. Referenciais no plano. Funções e gráficos. Função módulo. 2. Potencias [pic] e funções [pic]. Radicais. 3. Função quadrática e parábola. 4. Funções exponenciais e funções logarítmicas. 5. Conjunto de pontos e condições. 6. Estatística. 7. Problemas geométricos no plano e no espaço. 8. Distancia entre dois pontos.
Vectores no plano e no espaço.
Aula nº 2
Tema: Referenciais no plano. Funções e gráficos. Função módulo.
Subtema: Referenciais no plano.
Objectivo: Conhecer o plano cartesiano e identificar as coordenadas de um ponto.
Método: Elaboração conjunta
Instrumento de avaliação: Teste oral e escrito.
ANP: Para dar o endereço a alguém, escolhemos um referencial e ditamos as coordenadas. Exemplo: Minha casa fica junto à Administração Municipal ao lado direito.
Motivação: Que referencial podemos usar em Matemática para identificar ou localizar as coordenadas de um determinado ponto?
OAO: Vamos nesta aula ver um sistema no qual podemos representar e localizar pontos.
Conteúdo: O matemático e filósofo francês René Descartes estabeleceu uma ligação entre a Álgebra e a Geometria dando lugar à Geometria Analítica. Na base desta união está o referencial de coordenadas que, em homenagem a este matemático passou a se chamar referencial ou plano cartesiano ou [pic].
[pic][pic]
O referencial cartesiano é formado por dois eixos perpendiculares que se intersectam na origem das coordenadas.
O eixo horizontal é dos xx ou das abcissas e o eixo vertical é dos yy ou das ordenadas. Os eixos dividem o plano em quatro quadrantes.
Sendo os eixos perpendiculares e a unidade de medida a mesma para os dois eixos diz-se que se trata de um referencial ortogonal e monométrico (ortonormado).
A cada ponto do plano corresponde um par ordenado de números [pic] onde x e y são as coordenadas do ponto P. O primeiro número do par indica a abcissa do ponto e o segundo número do par indica a