GINÁSTICA ESCOLAR
FUNDAÇÃO UNIRG
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Kleia Pereira Ramos
GINÁSTISCA ESCOLAR, JOGOS, ATLETISMO, FUTSAL E HANDEBOL.
GURUPI-TO
MARÇO DE 2011
KLEIA PEREIRA RAMOS
GINÁSTISCA ESCOLAR, JOGOS, ATLETISMO, FUTSAL E HANDEBOL.
GURUPI-TO
MARÇO DE 2011
1 PROBLEMA
A Educação Física escolar deve ter uma boa contribuição para o desenvolvimento do aluno. O professor deve aplicar suas aulas dando oportunidade de participação igualitária, em que os conteúdos sejam ministrados contemplando vivências e experiências do aluno.
A partir da proposta para a Educação Física exposta no referencial curricular do ensino fundamental do estado do Tocantins, será possível desenvolver metodologias de ensino que considerem a diversidade e as necessidades da turma do ‘’6’’ano “B” do Centro Educacional Fé e Alegria, Paroquial Bernardo Sayão?
2 JUSTIFICATIVA
A Educação Física escolar tem por finalidade cooperar com a transformação e formação de cidadãos críticos, conscientes e autônomos, ativos e participativos de seu tempo, espaço e sociedade. Para isso têm caráter teórico-prático, permitindo aos alunos a melhor organização da realidade do esporte, movimento e jogos com as suas possibilidades e necessidades (PINTO e MARIANA LISBOA 2003, p1).
Diante desse entendimento, este projeto, tem por proposta intervir durante as aulas de Educação Física, enfocando os seguintes temas da Educação Física escolar: jogos, atletismo, futsal, handebol, para a turma do “6” ano do Centro Educacional Fé e Alegria, Paroquial Bernardo Sayão.
Para desenvolver esse trabalho é necessário um suporte teórico adequado. Para tal usaremos o referencial curricular do ensino fundamental do estado do Tocantins (2009, p. 95), onde afirma que: “Atualmente a Educação Física trabalha a cultura corporal de movimento visando alcançar as reais