Ginástica Escolar
Definições:
Força Muscular:
Capacidade de superação da resistência externa e de contra-ação a esta resistência, por meio dos esforços musculares. ZAKHAROV (1991)
Representa a capacidade do indivíduo para vencer ou suportar uma resistência. MANSO (1996)
É a capacidade de superar resistências e contra-resistências por meio da ação muscular. GROSSER (1989)
É a força que um músculo ou grupo muscular pode exercer contra uma resistência em um esforço máximo. BAECHLE (1994)
É a força máxima ou nível de tensão que pode ser produzido por um grupo muscular. SAFRIT (1995)
Designação genérica para a força de um músculo. Entende-se, sendo tanto a força estática empregada por solicitação voluntária máxima de um músculo, como a desenvolvida durante uma tensão muscular voluntária, máxima, dinâmica. HOLLMANN & HETTINGER (1983)
Musculação:
São os meios de preparação física utilizados para o desenvolvimento das qualidades físicas relacionadas com as estruturas musculares. TUBINO (1984)
É o conjunto dos processos e meios que levam ao aumento e ao aperfeiçoamento da força muscular, associada ou não a outra qualidade física. LAMBERT (1987)
Atividade física desenvolvida predominantemente através de exercícios analíticos, utilizando resistências progressivas fornecidas por recursos materiais tais como: halteres, barras, anilhas, aglomerados, módulos, extensores, peças lastradas, o próprio corpo e/ou segmentos, etc... GODOY (1994)
Bases científicas do treinamento de força
Modalidades da Força :
A força nunca aparece, nos diversos esportes, sob uma forma pura, mas constantemente como uma combinação, ou mais ou menos como uma mistura de fatores físicos de condicionamento da “performance” (Weineck, 1989:97).
Força Máxima
Caracteriza-se pelo nível de força que o aluno/atleta é capaz de alcançar em conseqüência da tensão muscular máxima.
Dinâmica - Capacidade de desenvolver tensão máxima no desenvolvimento de um