aula de direito
A antropologia e uma maneira de conhecimento do homem e suas capacidades de adaptação em busca do maior conhecimento possível.
Para o antropólogo François Laplantine, autor de varias obras de renome que hoje atua em pesquisas no Brasil vem tratar como ponto de partida uma tendência que parece ser feita sobe medida para estudantes brasileiros.
Para nos brasileiros segundo o autor fica claro que o presente exerce muita força e que nele vivemos com bastante intensidade e procuramos respaldos para o futuro.
Nesta obra que nos traz, ele imprimi uma visão panorâmica sobre a antropologia e seu lugar no âmbito do saber e exalta a sua tradição de pensador analítico francês da qual, o foco de seu estudo tem como alvo não só estudantes e especialistas em ciências sociais.
O campo e a abordagem antropológicos
Segundo ele o homem tem a necessidade de se questionar sobre si mesmo em seu meio, mas só no final do século XVIII e que se se iniciou uma ciência, o homem como objeto de conhecimento e não mais a natureza.
Contudo para que esse projeto tivesse projeção para se torna ciência tiveram de esperar a metade do século XIX para que pudesse obter suas primeiras realizações.
Essas sociedades estudadas pelos primeiros antropólogos são sociedades remotas a quais tens algumas características: sociedades com visão limitada e com pouco contato com grupos cujo suas tecnologias são menos desenvolvidas que a nossa.
Partindo desse ponto, a antropologia coloca um novo objeto que as populações da época não pertencem à civilização ocidental, com isso a antropologia percebe que tais sociedades primitivas esta se dissipando não conseguindo escapar da evolução social.
O estudo do homem inteiro
Só pode se considerar uma abordagem antropológica completa algo que leve em consideração as múltiplas vertentes do ser humano em sociedade para isso existem áreas da antropologia que mante relações estreitas entre si:
1) Antropologia