AULA 6
Segundo a teoria sociocultural o homem é um ser social e é por meio da interação com o mundo e com os outros indivíduos que ocorre o desenvolvimento intrapessoal. (VYGOTSKY, 1930 apud Silva 2011)
Para Levy (2003), as novas tecnologias propiciam o aprendizado cooperativo e a “inteligência coletiva” - capacidade de compartilhar conhecimentos e interesses, o que cria comunidades e estimula conexões.
Na aprendizagem colaborativa, o professor não deve ser compreendido como “o detentor do saber”, mas sim, como o facilitador do processo de aprendizagem, pois possui as ferramentas necessárias para conduzir o aprendiz pela trilha em busca do conhecimento.
Qualquer pessoa pode escrever e publicar seus próprios textos na internet com o auxílio de ferramentas online como blogs e redes sociais.
O leitor deixa a posição passiva de consumidor do texto e passa a possuir ferramentas para opinar, contra-argumentar e colaborar com suas considerações por meio
Planejamento
Brainstorming
Discussão de ideias
Esboço
Organizar as ideias elencadas e definir a estrutura do documento
Produção
Rascunho
Começa a produção do texto em si. Podem ser identificadas a necessidade de mudança de rotas em relação ao definido no esboço.
Fatores para produção textual colaborativa efetiva:
Hipertextos
Wikis
Blogs
Editores de textos
Ferramentas que podem ser utilizadas em práticas pedagógicas de produção textual colaborativa:
Hipertexto: textos que carregam links e fazem conexão com outros conteúdos, que por sua vez, também podem fazer outras conexões e assim por diante, formando uma grande teia de informações.
Hipertexto: nova forma de escrita; uma rede de segmentos textuais conectados que permitem uma leitura não-linear e desta forma, possibilitam que o leitor defina interativamente o fluxo de sua leitura.
Wikis: consideradas o exemplo mais prático de produção de textos colaborativos na internet. Qualquer usuário pode criar e editar artigos disponibilizados na rede.
Wikis: Wikipédia