Aula 5
LOGÍSTICA
AULA 5: MRP e Programa Mestre de
Produção
Professora: Ana Kelle Rodrigues
MRP
O MRP significa: Material Requirements Planning, ou
Planejamento das Necessidades de Materiais. É uma ferramenta de planejamento e controle de materiais, responsável pelo controle dos inventários e da produção.
O MRP I permite que as empresas calculem quantos materiais de determinado tipo são necessários e em que momento. Até os anos 60, as empresas tinham que executar esses cálculos manualmente. Com o advento dos computadores a execução desses cálculos detalhados passou a ser realizado de forma rápida e simples MRP
Com base em uma lista de materiais obtidas por meio da explosão, o MRP verifica todos os ingredientes ou componentes que são necessários para completar um pedido, verificando, inclusive, a existência ou não de estoques, garantindo que sejam providenciados a tempo. Caso não exista material estocado em quantidade necessária, esse computador emitirá a solicitação de compra de duas maneiras:
Ordem de compra;
Ordem de fabricação.
MRP
MRP e Programa Mestre de
Produção
O Programa Mestre de Produção é a fase mais importante do planejamento e controle produtivo de uma empresa, sendo a principal entrada para o MRP. Na manufatura, o PMP contém uma declaração da quantidade e momento em que os produtos finais devem ser produzidos. Esse programa direciona toda a operação em termos do que é montado, manufaturado e comprado.
O PMP também pode ser utilizado em serviços.
Ex: Hospitais.
Plano Mestre de Produção ou
Plano Diretor de Produção
Exemplos de Lead time: Compras, produção, entrega. PMP
Normalmente, o PMP se apresenta sob a forma de uma planilha, onde a s colunas representam os períodos de planejamento e as linhas representam os produtos e suas respectivas quantidades a serem produzidas. Ex:
Móvel/semana
20
21
22
23
Mesa redonda
25
28
26
30
Mesa retangular
30
32
30
34
Sofá reto
15
20
18
16
PMP
As quantidades a serem produzidas da